O sistema de automação predial é um conjunto de dispositivos tecnológicos que transformam a execução e administração de tarefas presentes na rotina, para o funcionamento automatizado.

No Brasil, na década de 80, a automação predial a princípio era utilizada de maneira restrita, ou seja, cada segmento possuía um controle específico com estações centralizadas. A partir dos anos 90, realizou-se a integração dos dispositivos e recursos de inteligência devido ao avanço da tecnologia.

Como Funciona a Automação Predial

Em um único painel, é possível ter em mãos o controle de sistemas de alarmes, meios elétricos, hidráulicos e eletrônicos que facilitam o dia a dia das pessoas com segurança e economia.

Tornou-se comum inserir automação predial em edifícios atuais pela eficiência dos recursos, modernização e principalmente, pela valorização do mercado imobiliário.

O sistema de automação predial garante também a segurança do espaço se instalados em chaves de acesso, cancelas e portas com senhas.

Padrões de Automação Predial

Automação predial pode ser dividida em dois segmentos que atuam de maneira efetiva na gestão das funções de determinado painel:

  • Comando das utilidades: controle no aquecimento, ar condicionado, gás e instalações elétricas/hidráulicas;
  • Monitoramento: sistema de segurança contra invasão e alarme de detecção de incêndio.

 

Benefícios de Automação Predial

Além de promover autonomia no controle de todos meios de um ambiente, a automação predial apresenta inúmeros benefícios que inovam o cenário de imóveis, são eles:

  • Sustentabilidade: redução significativa de energia caracteriza-se na configuração de desligamento de qualquer recurso elétrico na ausência de pessoas;
  • Domínio das funções e segurança, ou seja, em casos de emergência o alarme é disparado automaticamente de modo rápido e eficiente;
  • Conforto e praticidade em ajustes de iluminação, temperatura ou sonorização da área, controlados através do software em plataformas móveis;
  • Comandos fáceis e visualização clara dos itens, por meio de uma interface clara;
  • Verificação de funcionamento dos dispositivos, feita pelo software da automação predial.