Por que a análise inteligente de vídeo é tão importante?

As primeiras câmeras de segurança da história surgiram em 1965, na cidade de Nova York. Naquela época ainda não tinha como gravar as imagens, então tudo era monitorado 24 horas por dia. Cinco anos depois, surgiram os gravadores, onde cada fita conseguia registrar 3 horas de imagens, dessa forma era possível investigar a gravação no caso de uma ocorrência e utilizá-la como evidência. 

Essa forma de atuação permaneceu por anos: as empresas de segurança colocavam um vigilante em frente a dezenas de telas para observar as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento.

Entretanto, o avanço da tecnologia, da computação e do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) impactou diretamente o mercado de segurança, especificamente na área de análise de vídeo em tempo real, possibilitando aos profissionais realizar uma segurança mais ativa e preventiva, capaz de detectar comportamentos fora do comum, anomalias, detectar objetos, movimentação e outra série de recursos, tudo em tempo real. 

Com essa mudança, os operadores de uma central de monitoramento não precisam mais ficar parados em frente às telas de monitoramento buscando encontrar inconsistências, o próprio sistema, embarcado com inteligência e aprendizagem profunda, consegue identificar ocorrências baseadas em dados, por meio do uso de algoritmos. 

O software de análise de vídeo consegue distinguir diferentes objetos, reconhecer atividades e comportamentos específicos que podem gerar uma resposta ou alarme. O principal objetivo da análise de vídeo é alertar a equipe de segurança sobre qualquer atividade indesejada ou não autorizada capturada pelas câmeras de vigilância, para que os profissionais consigam agir rapidamente. 

“Com o monitoramento inteligente é possível identificar um suspeito se movendo de maneira estranha, detectar uma pessoa com um objeto estranho em frente a uma vitrine, reconhecer uma pessoa não autorizada em uma área restrita, entre outras possibilidades”, explicou o especialista em segurança e diretor da Santiferr, Andre Ferreira. “Além de proporcionar mais segurança, a análise inteligente de vídeo pode fornecer dados valiosos sobre o negócio, contribuindo com a melhoria de processos, protocolos e até a redução de custos”, completou o diretor. 

O monitoramento inteligente pode ser instalado em empresas de todos os portes e segmentos. A Santiferr atua há 18 anos no mercado realizando projetos de segurança. Para conhecer mais sobre a Santiferr e suas soluções, acesse: www.santiferr.com.br

Compartilhe e comente!

Facebook
Twitter
LinkedIn