A inteligência biométrica é um avanço nos sistemas de segurança e controle de acesso em virtude da modernização no uso de cartões e senhas, para o controle de acesso de funcionários ou visitantes em edifícios comerciais, áreas restritas, salas de monitoramento e outros espaços.

No sistema biométrico, o cadastro e reconhecimento de dados é feito por meio da impressão digital e os cruzamentos das veias dos dedos das mãos, de modo a liberar ou bloquear a entrada e saída do usuário.

Conheça as principais vantagens na implementação de um sistema biométrico no controle de acesso.

Vantagens do Controle de Acesso Biométrico

Armazenamento de Dados

           Um diferencial relevante é o armazenamento de informações sobre a entrada dos usuários no local sendo possível consultar o histórico do fluxo de visitantes, a data e o tempo de permanência no ambiente.

Maior Segurança

O sistema biométrico gera a padronização do acesso de colaboradores e visitantes nos ambientes, para restringir a movimentação de indivíduos não autorizados nos espaços internos.

Com isso, o controle de acesso por biometria garante maior segurança em espaços que a circulação é restrita.

Reduz o Risco de Fraudes

Uma vez que a impressão digital é uma característica insubstituível, as chances de ocorrer falsificação e fraudes no sistema biométrico é quase nulo, pois faz-se a identificação de irregularidades através de materiais que dificultam a clonagem da digital dos usuários.

Baixo Custo

Em relação à outros mecanismos de controle de acesso, o sistema biométrico apresenta baixo custo de manutenção devido à sua funcionalidade é isenta ao uso de chaves tradicionais, switches ou dispositivos de comutação.

Evita Perdas ou e Esquecimentos

         A perda e esquecimento de senhas ou cartões ainda é um dos problemas mais comuns no gerenciamento de entrada e saída de indivíduos em ambiente corporativo. Como consequência, esse tipo de situação aumenta o risco de apropriação indevida de uma senha eletrônica.

Atualmente, o sistema de controle de acesso por biometria tornou-se uma importante ferramenta em projetos de segurança no mercado corporativo, devido aos seus recursos tecnológicos capazes de impedir tentativas de fraudes mesmo em ambientes com maior número de pessoas.

Veja também a Modernização dos Controles de Acesso.