Gerenciar a segurança do armazenamento, manuseio e distribuição de estoques faz parte do processo de logística. Sua responsabilidade consiste em acompanhar e garantir qualidade o descarregamento dos produtos de indústrias e empresas, por meio de monitoramento de estoques.

Devido à evolução tecnológica, o sistema de monitoramento de estoques desempenha de forma eficiente a função de prevenir situações de risco que podem ser evitadas, reduzir custos através de um bom planejamento e aumentar consideravelmente o volume das entregas com segurança garantida.

 

Fatores de Risco de Estoques

O monitoramento de estoques deve ser considerado o principal meio de prevenção contra danos no descarregamento de produtos e furto de mercadorias. Entender quais razões que levam à perda de estoque, é fundamental para aplicar a melhor forma de prevenir fatores de risco como:

 

  • Falhas na Segurança: em alguns casos, os furtos podem ser feitos pelos próprios funcionários da empresa ou em casos mais comuns, por terceiros. Isso ocorre devido à vulnerabilidade do ambiente em que o estoque fica armazenado. Portanto, uma das formas mais eficientes para evitar furtos de estoque é a implementação de um sistema de segurança capaz de monitorar o estoque em tempo real, de modo remoto (por servidores, por exemplo);

 

  • Circulação de pessoas não autorizadas: o acesso indevido de funcionários ou pessoas acontece pela falta de controle e monitoramento em tempo integral nas dependências do estoque, oferecendo risco de perda e furtos de mercadorias;

 

  • Danos no Descarregamento: supervisionar o descarregamento de produtos no estoque é de extrema importância diante o transtorno de danificação ou extravio da quantidade de mercadoria entregue.

 

Como funciona o Monitoramento de Estoques

            Monitorar o controle de estoque é fundamental para averiguar o movimento de entrada/saída de produtos e impedir ações de desvios por meio de câmeras de segurança que atuam de forma eficiente no domínio e rastreamento da mercadoria.

O monitoramento de estoque feito por Câmeras de Segurança é capaz de identificar qualquer movimentação suspeita e registrar atividades praticadas no local.

Além disso, os registros das câmeras de segurança otimizam o tempo desnecessário de deslocamento da supervisão até o local por meio de verificação remota das imagens integradas à sistemas inerentes ou softwares.

 

Monitoramento do Cliente

Investir em estratégias de logística como a tecnologia do sistema de monitoramento de estoques, apresenta uma utilidade muito importante que agrega valor ao cliente, como a transferência de informações para o consumidor com indicação exata do produto em tempo real e atualização dos prazos de entregas.

 

Monitoramento das Empresas

Devido ao alto índice de roubo de produtos, desvios de estoques e obrigatoriedade de instalação de sistemas de segurança, as empresas encontram vantagens que beneficiam o monitoramento de estoques.

Um exemplo disso, é o acesso remoto aos dados de rastreamento em tempo real de situações de riscos por exemplo, a fim de otimizar tempo para recuperar os produtos perdidos.

Outra vantagem em obter um bom sistema de monitoramento de estoques é gerenciar a logística com a ajuda de plataformas tecnológicas que garantem o acompanhamento exato e integral do local.

A gestão de monitoramento de estoque previne não só desvios e roubos de mercadorias, mas reduz custos a longo prazo com a proteção total dos produtos investidos e evitando a reposição dos mesmos, com a falta de unidade no estoque.