Segurança em centros de distribuição: como as maiores empresas de varejo do Brasil impedem roubos e crimes em suas instalações

Os centros de distribuição são os responsáveis por armazenar, organizar e distribuir os bens e produtos – muitos deles de alto valor agregado – das empresas para os clientes finais. Além disso, muitos CDs ainda realizam a atividade de controle de estoque, planejamento de demanda e processamento de pedidos. Por isso, a segurança nessas instalações é essencial, uma vez que uma pequena falha pode resultar em roubos, furtos, vandalismos e danos aos produtos, impactando a imagem e o financeiro da companhia. 

“São locais que ocupam uma área com milhares de metros quadrados, diversos pontos de acesso de pessoas e veículos, milhões de reais em mercadorias dentro da instalação, alta rotatividade de caminhões realizando carga e descarga, além de muitos trabalhadores sazonais. Todos esses fatores representam um alto risco para a segurança física do local e precisam ser combatidos com um plano de segurança personalizado, que identifica as vulnerabilidades e implanta soluções estratégicas de prevenção”, explicou Francisco Gaeta, diretor da empresa de segurança Santiferr.

Para mitigar os riscos de maneira efetiva, as empresas precisam contar com um plano de segurança que:

• Detecte antecipadamente alvos suspeitos em torno do perímetro da instalação;

• Monitore ativamente toda a propriedade, tanto a parte interna como externa;

• Impeça a infiltração de pessoas não autorizadas;

• Previna e identifique rapidamente qualquer tentativa de roubo de mercadorias.

Para Gaeta, uma das formas de ter um monitoramento ativo e preventivo é criando camadas de segurança física. “A região perimetral é a porta de entrada de invasores, por isso precisam ser implantadas soluções que consigam identificar esses alvos e impedi-los de acessar o centro de distribuição. Essa proteção pode ser feita com cercas, radares, fibra óptica, câmeras e até drones, o que for melhor para o projeto. Também é preciso ter um sistema efetivo de controle de acesso, tanto de pessoas como de veículos, com uma triagem rigorosa, que bloqueia a entrada de indivíduos não autorizados”, falou o especialista. 

Indo além da segurança, os centros logísticos podem ainda utilizar as soluções de monitoramento para realizar o rastreio dos pacotes, por meio do escaneamento da embalagem em cada etapa do processo de distribuição. Dessa forma, os custos com a busca de produtos perdidos é reduzido drasticamente, gerando economia de tempo e agilidade na operação. 
A Santiferr é uma empresa que atua há 18 anos no mercado realizando projetos de segurança. Para conhecer mais sobre a Santiferr e suas soluções, acesse: www.santiferr.com.br.

Compartilhe e comente!

Facebook
Twitter
LinkedIn