Proteção e eficiência dos centros logísticos: como tornar o processo de distribuição seguro e ágil

O mercado de compras online tem ganhado cada vez mais adesão dos consumidores brasileiros. Somente em 2021, o e-commerce registrou um faturamento de R$ 161 bilhões, uma alta de 27% em relação a 2020. E a previsão para 2022 não é diferente, o levantamento da Neotrust prevê um crescimento de 9%, com faturamento recorde de R$ 174 bilhões.

Entretanto, muitos desconhecem as etapas que precisam ser executadas para que o produto chegue até o consumidor final. Os centros de distribuição e os galpões logísticos são parte fundamental desse processo, por isso investir na segurança desses locais é fundamental para evitar invasões e roubos de materiais e equipamentos que podem gerar prejuízos para a companhia.  

“Diariamente as empresas precisam administrar milhões de encomendas em todo o país. Por isso, todas as fases do processo de distribuição precisam ser ágeis e assertivas. É uma operação que necessita de precisão, controle, otimização e automação”, explica Francisco Gaeta, diretor da Santiferr, empresa que atua há 15 anos no mercado de imagem, automação, segurança e monitoramento.

Segurança do centro logístico

O primeiro passo para ter uma instalação protegida é utilizar um sistema de câmeras de rede. A tecnologia pode aumentar a eficiência operacional desde a linha de separação de pedidos até a entrega ao monitorar todas as áreas do centro logístico, como partes internas, equipes, estantes e área de expedição.

Além disso, ao embarcar analíticos inteligentes nas câmeras é possível detectar riscos, comportamentos fora do padrão, abandono de equipamentos e materiais e até a falta de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) por parte dos funcionários, criando assim um ambiente mais seguro.

O sistema de câmeras também auxilia na segurança perimetral da planta, identificando invasores e violações de perímetros. Em ambientes com pouca luz, também pode ser utilizado câmeras com infravermelho para identificar alvos mesmo em completa escuridão.

Controle de acesso

Outra etapa de segurança fundamental é o controle dos pontos de acesso de pessoas e veículos. Os centros logísticos geralmente recebem muitas cargas e entregas de empresas terceirizadas e realizar um controle rigoroso de verificação desses veículos é essencial.

Os sistemas de câmeras podem monitorar e controlar remotamente as entradas e saídas dos caminhões, por exemplo, realizando o reconhecimento automatizado de placas. Para as áreas restritas a apenas certos funcionários, pode-se implantar leitores de RFID, biometria ou reconhecimento facial, evitando o acesso de pessoas não autorizadas.

Rastreio de pacotes

Indo além da segurança da instalação, a Santiferr consegue entregar aos seus clientes um sistema de rastreamento de pacotes, garantindo agilidade nas buscas das encomendas.

Por meio de um sistema customizado, que aproveita a infraestrutura de câmeras existentes, o pacote é monitorado e escaneado a cada etapa do processo de distribuição, gerando um storytelling para a organização.

A solução reduz os custos diretos na busca de pacotes perdidos e gera economia para o time operacional, tanto na flexibilidade como na versatilidade da operação.

Para conhecer mais sobre a Santiferr e suas soluções, contate-nos aqui.

Compartilhe e comente!

Facebook
Twitter
LinkedIn